terça-feira, 17 de maio de 2011

Bernardinho: Louco, Técnico ou Mestre?

10 Anos!!!!!


Como é gostoso rever cada conquista da Seleção Masculina de Vôlei.


Confesso que estou quase sem palavras para expressar o quão lindo foi relembrar cada momento com o vídeo feito pelo Esporte Espetacular (http://globoesporte.globo.com/videos/esporte-espetacular/v/supergeracao-do-volei-10-anos-de-bernardinho-na-selecao-brasileira/1509771/). E quanta coisa eu aprendi com esse louco, técnico e mestre BERNARDO REZENDE.


Da primeira Liga Mundial (2001) ao último Mundial (Itália, 2010), Bernardinho comandou os meninos em 35 Campeonatos, 27 títulos, 313 vitórias e 36 derrotas.


O que falar desses números?


Muitos se atentarão apenas para as 36 derrotas. As mais marcantes, a Liga Mundial de 2002, quando a Seleção perdeu para a Rússia no Mineirinho (BH/MG); a derrota para a Venezuela em 2003 no Pan Americano de Santo Domingo; a derrota em 2008 para os EUA na Liga Mundial e, a mais doída, a perda do Ouro Olímpico em Pequim no mesmo ano, também para os EUA.


Seria o fim de um ciclo tão vitorioso?


Doeu. Choramos. Mas uma coisa era certa: aquele time não desistiria nunca. Um time que cresce nos momentos difíceis, que aprende com cada derrota e tira dela os elementos necessários para que possa entrar em quadra novamente com a cabeça erguida, lutar até o fim e dizer ao final da partida "Demos o nosso melhor. E vencemos!"


Derrota na Liga em 2002. Primeiro Título Mundial em 2002.


Derrota no Pan em 2003. Campeão Pan Americano em 2007.


2004, ano mágico para aquela seleção que, com méritos ganhou da Itália em Atenas, numa partida disputadíssima. Alguém se lembra do jogo entre Brasil x Itália na primeira fase das Olimpíadas? Um memorável tie-break finalizado em 33 x 31 para o Brasil. Reencontramos a Itália na final.


Brasil 3 x 1 Itália.


A partir daí, todos diziam "será difícil parar esses meninos".


Foi difícil, uma missão quase impossível, mas que os Estados Unidos conseguiram em 2008.


2009 foi o ano da recuperação e superação. O time que já vinha sem Ricardinho, acabara de perder o central Gustavo e o oposto Anderson. E agora? O que faria Bernardinho com aquela seleção que buscava renovação?


RENOVAÇÃO. Palavra-chave para recolocar os meninos do Brasil no lugar mais alto do pódio. Lugar que pertence a eles. 


Murilo foi ganhando destaque. Lucão, o paredão que substituiu Gustavo. Sidão, Vissoto, Bruninho... Caras novas na seleção. Mas o espírito de equipe se manteve.


Aquele foi o ano do oitavo título na Liga Mundial. O sétimo com Bernardo. O Brasil se igualava a Itália, maior campeã do torneio nos anos 90.  Será que era o fim? Não ganharíamos mais nada?


Em 2010 os meninos tinham duras missões pela frente: conquistar o nono título da Liga e o Tri Campeonato Mundial, na Itália. 


Primeira tarefa cumprida com méritos! Novamente o primeiro lugar era nosso! A Itália já não era mais a maior vencedora da Liga. Éramos e SOMOS nós. Nove títulos.


A batalha mais difícil seria ganhar o mundial na terra da pizza...


Partidas polêmicas, a derrota para a Bulgária criticada pela maioria dos torcedores e comentaristas. Mas se perder para a Bulgária significava enfrentar a Itália na próxima fase, que seja até por 3x0.


Mamma mia. Os Italianos entraram em quadra já gritando que seriam finalistas, que o Brasil já não era mais o mesmo time e que não chegariam a final do mundial. Doce ilusão. Perdemos 1 set, mas a partida era nossa. Leandro Vissoto jogou como ainda não havia jogado naquele mundial. A briga foi boa, mas quem estaria na final contra Cuba era o BRASIL!


Novamente os comentários de que a seleção não ganharia voltaram. Dessa vez o problema era Cuba. Perdemos para eles na primeira fase do mundial, perderíamos de novo na final. Não, se dentro de quadra não estivesse guerreiros que entraram para ganhar e somente ganhar. Não se do lado de fora da quadra estivesse um líder que soubesse comandar tão bem sua equipe. 


Brasil 3 x 0 Cuba. Brasil campeão mundial. Brasil TRI campeão mundial na Itália.


No Mundial de 2006, o melhor do mundo foi um brasileiro. Giba!


2010. O melhor do mundo? É brasileiro. Murilo Endres.


O responsável por tudo isso?


Brasileiro. Briguento. Guerreiro. Perfeccionista. Líder. Louco. Exigente.


BERNARDO REZENDE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário