quinta-feira, 28 de abril de 2011

Superliga Masculina 2010/2011

A edição 2010/2011 da Superliga Masculina foi, sem dúvida, a mais comentada e uma das melhores de todos os tempos.


A volta de jogadores consagrados, como Giba, Gustavo, Murilo (desde 2009), Leandro Vissoto e Ricardinho, e a atuação do coadjuvantes, com William, Sandro, Wallace (Sesi e Cruzeiro), Luis Felipe (Chupita), fizeram dos jogos mais do que simples partidas, mas verdadeiros espetáculos.


Mas nem só de espetáculos sobreviveu o campeonato. Ainda no início da temporada, o Pinheiros/Sky perdeu logo 2 jogadores, Marcelinho e Rodrigão que, sem dúvidas, fizeram muita falta a equipe. O time Mauro Grasso poderia ter chegado mais longe chegado bem mais longe no campeonato se não fosse a teima em deixar Vinhedo como titular no lugar do levantador Murilo. Ele enquanto treinador deve ter consciência do que fez...


Surpresa total do campeonato, o novato time do Londrina mostrou que tem potencial e time para brigar por um lugar no pódio.


Encrenqueiro da vez, Vôlei Futuro montou uma super estrutura e um verdadeiro timão e alcançou o objetivo, abocanhando o terceiro lugar da competição, ao vencer o Vivo/Minas. O problema da equipe, talvez, tenha sido a enorme quantidade de encrencas causadas durante toda a superliga, entre jogadores, comissão técnica e entre torcedores. Foi feio, mas Vôlei Futuro chegou (quase) onde queria. Foram melhores do que o Pinheiros/Sky.


Falando em Vivo/Minas, a equipe de Belo Horizonte teve uma recuperação surpreendente nesta superliga. Para quem não se lembra, na temporada 2009/2010 o time mineiro, tetracampeão brasileiro, ficou apenas em oitavo lugar, quando foi eliminado pelo Sada/Cruzeiro nas quartas-de-final. No início desta temporada, o time que contou com o levantador Marlon, o central Henrique, o oposto André Nascimento, entre outros, começou com derrota atrás de derrota e parecia que terminaria o campeonato fora do G-8. Surpreendentemente, a equipe se recuperou de forma brilhante a partir do returno e subiu 4 posições (4º lugar).


Ainda em MG, o BMG/Montes Claros decepcionou. O time foi bem em quase todo o campeonato, mas de repente se desestabilizou. Perdeu para times pequenos, como o São Caetano, e se complicou nos playoffs quando encarou a embalada equipe do Minas. Nem mesmo as belíssimas atuações de Bruno Zanuto, Rodriguinho, Leandrão e Alemão evitaram a eliminação precoce da equipe. O vice-campeão de 09/10 acabou apenas em 8º lugar.


Mas o lugarzinho mineiro estava reservado no pódio. O Sada/Cruzeiro, que por 2 temporadas consecutivas havia feito campanhas brilhantes, mas não chegou na final, desencantou. O time foi bem em quase todo o campeonato, enfrentou equipes gigantes, mas mostrou que tem potencial para ser o próximo campeão da superliga. Esse ano ficou apenas em 2º lugar, mas representou o estado de MG muito bem.


A maior surpresa, talvez, tenha sido a eliminação precoce da Cimed/Malwee, ainda nas quartas-de-final. O time do levantador Bruninho foi muito bem o campeonato inteiro, mas não teve time para segurar os inspirados Ricardinho, Vissoto e Michael. Com 3x1 em Floripa e 3x0 em Araçatuba, a (ex)atual campeã viu o sonho do penta ir por água abaixo nessa temporada. Cimed/Malwee eliminada antes da semi.


Medley/Campinas também surpreendeu. Por pouco a equipe não passa para os playoffs do campeonato, mesmo tendo grandes nomes com André Heller, Thiago Sens, Wanderson e Gelinski. A equipe se recuperou, conseguiu a classificação, mas foi eliminada ainda nas quartas-de-final pelo SESI/SP.


E por falar em SESI/SP, que campeonato fez essa equipe!!!!! Líder por quase todas as rodadas (perdeu o posto em 2 rodadas para a Cimed), a equipe de Giovane Gavio soube manter o equilíbrio e conquistou pela primeira vez o título do campeonato. Foi, sem dúvida, a equipe mais completa, a equipe que trabalhou (de fato) em equipe, todos fizeram o seu papel e merecidamente ocuparam o primeiro lugar do pódio.


A partir de agora, o mercado nacional começa a ferver e as equipes vão atrás de reforços ou tentarão segurar seus melhores jogadores. Para a próxima temporada, a promessa é de um campeonato mais equilibrado ainda, equipes mais fortes e todas muito agressivas buscando o lugar mais alto do pódio.




Fabs

Nenhum comentário:

Postar um comentário