segunda-feira, 25 de abril de 2011

Festa Paulista, UAI!

Domingo de Páscoa. 

Mais uma vez a cidade de Belo Horizonte recebeu um grande espetáculo do voleibol nacional: a final da Superliga Masculina

A novidade foram os finalistas, como eu já havia comentado. De um lado, Sesi/SP, líder durante quase todas as rodadas do campeonato. Do outro, Sada/Cruzeiro, terceiro colocado. Para muitos, o comentário antes da partida era "que vença o melhor". Mas quem foi o melhor?

Antes do comentário, vamos para a informação (in)útil, eu não assisti a partida ao vivo, então não tive o mesmo nervosismo (revoltante), mas enfim. Vamos ao jogo!

Quem foi o melhor?

Analisando a partida (que gravei, claro), foi muito difícil apontar qual time foi melhor em quadra.  Taticamente, os dois times foram muito bem. Fica difícil falar quem jogou ou joga melhor. Mas uma coisa é certa. O emocional mais uma vez fez toda a diferença.


Foi a partida mais nervosa, sem dúvida. 


De um lado, o SADA contou com o espetáculo a parte do levantador William, "El Mago". Com certeza. William brilhou nesta temporada e, merecidamente foi convocado para a seleção Brasileira. Senti falta do Filipe e do Léo Mineiro no jogo. Estavam apagados e não fizeram a diferença para o lado mineiro da quadra. Wallace, o "cubano" começou bem, mas pareceu ter sentido o nervosismo da partida e foi sendo apagado aos poucos. O líbero Serginho mostrou, mais uma vez, que nesse nome tem algum segredo. Recepções excelentes e quantas defesas lindas.


Mesmo com a maior torcida, o Sada foi parado em quadra.


Mas a equipe mineira foi parada por quem????


Pela Equipe Sesi/SP! O Sesi mostrou, em mais uma grande partida, que o grupo faz a diferença. Murilo não levaria o título sozinho. Nem o Wallace. Mas eu quero falar de todos eles. Todos tiveram participações importantíssimas no título inédito do clube!


Começarei pelo central Sidão. Melhor sacador do campeonato e extremamente importante na rede. Ataques precisos e fortes, e um posicionamento de bloqueio excelente. Concentrado no jogo, para mim o central foi o primeiro destaque da equipe paulista.


Thiago Alves. Na partida de ontem deveria estar na camisa "Thiago Superação". O ponteiro não fez belas partidas pelo Sesi, mas ontem mostrou que queria o título. E merecidamente o tirou de BH. Jogou com dor e teve que sair de quadra após sentir fortes cãibras.


Japa, personagem mais discreto do time paulista, mostrou que tem potencial e personalidade para estar entre os titulares. Entrou para substituir o Thiago e fez seu papel MUITO bem.


Escadinha. Quem falou mesmo que o cara poderia se aposentar? Serginho é outro que merecia levar "Superação" estampado na camisa. Durante o campeonato muita gente falou que ele já não era mais o mesmo, que já estava cansado, a idade e os problemas nas costas pesaram...ERRADO! Serginho é Seleção. Seleção é superação, força de vontade, garra. Ele não desistiria nunca, e vai demorar um tempo para ter um líbero tão completo quanto ele. Melhor defesa do campeonato....Aonde estão os torcedores que gritaram que ele era velho, mesmo??????


Vini. Sargento Vini.  Bem menor do que o Barth, mas a vontade de estar dentro de quadra e retomar seu espaço foram bem maiores. Vini entrou no lugar do gigante Tiago que está lesionado, mas mostrou que não vai perder a titularidade tão cedo. Trouxe novo ânimo para a equipe, chamou para si a responsabilidade de manter os companheiros concentrados no jogo e com a vontade de levar o título lá em cima. Foi completo e, mais do que merecido, ganhou o troféu Viva Vôlei das mãos do melhor do mundo, Murilo.


Deixei para o final os 3 melhores, as personagens mais marcantes da equipe paulista em todo o campeonato.


Wallace. De onde ele veio? Quem é ele? É um gigante. Num time com o melhor do mundo (Murilo), ninguém prestaria muita atenção no oposto. Mas, como dizem, o oposto está lá para fazer a diferença. E ele fez. Maior pontuador do campeonato, melhor atacante, chegou de mansinho e desbancou opostos de nome, como André Nascimento e Leandro Vissoto. O gigante está na seleção, e dará muito trabalho.


Sandrinho, O LEVANTADOR!!!! Se existia a dúvida de que alguém poderia com extrema capacidade, criatividade, genialidade e ousadia para substituir o melhor levantador do mundo, Ricardinho, achamos. Desde a temporada pelo Sada/Cruzeiro, Sandro tem se mostrado mais do que um levantador, foi um maestro, um gênio, extremamente ousado. E ele ainda tem mais para mostrar. Deveria ter levado, também, o prêmio de melhor levantador, junto com o William.


Por fim, Murilo. O que falar dele? Poderia utilizar todos os adjetivos da língua portuguesa, mas nenhum o definiria tão bem. Desde muito tempo, Murilo mostrou que veio para ficar. Pode não ser muito alto para os padrões atuais, mas é um gigante e deixa qualquer adversário de cabelo em pé. Como se não bastasse ser o melhor do mundo em quadra, ele ainda me mostra sensibilidade, carinho, humildade e justiça fora dela. Quem entregaria o prêmio de destaque da partida para um companheiro? Tenho certeza de que muita gente chorou ao ver o ponteiro sair de seu lugar e entregar o prêmio para o Vini. Foi lindo. Não tenho nem o que falar dele, resumindo, É O MELHOR.


Do lado de fora, Giovane Gavio. Esse nome por si só já explica muita coisa. É um gênio. 


Todos esses nomes se uniram e fizeram a diferença durante o campeonato inteiro. A Superliga era do Sesi. A EQUIPE SESI/SP venceu. Murilo e Serginho, experientes na Seleção, levaram o espírito de equipe para o clube paulista e todos os outros mostraram que a lição foi aprendida e bem feita. Muito bem feita!


E para finalizar, HUMILDADE. Todos os jogadores mostraram isso. Quem esteve nos jogos do Sesi sabe do que estou falando.


Parabéns a equipe pelo título inédito. Parabéns a equipe pela EQUIPE


Fabs


Nenhum comentário:

Postar um comentário