domingo, 17 de março de 2013

Críticas, Emoção...e o SESI/SP na semi final

Se me pedirem para definir o último jogo da série entre Sesi/SP x Canoas eu escolheria um nome, e esse nome seria Murilo. Quem me conhece sabe a admiração que tenho por esse jogador, por sua personalidade, garra e determinação dentro da quadra. E foram exatamente esses fatores que levaram o Sesi/SP a mais uma semi-final da Superliga Masculina.

O jogo em São Paulo foi, apesar de encerrado em 3x0, disputadíssimo e as parciais mostraram muito bem isso. Esse, talvez, tenha sido o jogo mais "tranquilo" entre as equipes, o jogo em que a arbitragem errou pouco e de fato não prejudicou nenhuma das partes. Houveram sim algumas reclamações pela comissão técnica do Canoas que, pra mim, foram totalmente válidas. Há tempos vejo reclamações da arbitragem que estraga o espetáculo do voleibol em quadra e sempre prejudica uma das equipes, quando não consegue prejudicar as duas, por incrível que pareça. 

Mas voltando a falar do jogo e da brilhante vitória do Sesi, a vitória foi merecida e buscada na raça, na bola, em quadra. Desde os primeiros pontos do primeiro set, o capitão chamou para si a responsabilidade e contagiou companheiros e torcida, até mesmo a que não estava no ginásio (falo com toda certeza do mundo). O fundamento bloqueio talvez tenha sido o destaque para ele hoje, sem contar os belíssimos pontos de ataque. Murilo foi, merecidamente, o nome do jogo, o responsável pela alegria e foco do time em quadra, que mesmo perdendo por 19x20, virou de forma espetacular para 22x20 fazendo o ginásio inteiro vibrar, se alegrar e ter a certeza de que o campeão voltou, O MELHOR DO MUNDO VOLTOU.

As próximas partidas serão tão difíceis quanto as contra o Canoas, afinal, o Sesi de Murilo encara a brilhante equipe do Cruzeiro, do Mago William.

Aproveito ainda para citar as palavras ditas pelo técnico do Canoas, Paulão, porque como citei há pouco no facebook, foi difícil não se emocionar com as palavras dele e sentir o mesmo que ele sente. "Estar em quadra, jogando ou treinando é maravilhoso. O voleibol no Brasil é maravilhoso, é lindo, mas precisa de atenção. E voleibol se faz com amor, não com dinheiro. Não tem dinheiro que pague a alegria de fazer parte disso. Prestem muita atenção, voleibol é feito com amor." 

Fica a esperança de que, com tantas reclamações públicas, a entidade master do voleibol brasileiro (CBV) preste atenção no que vem acontecendo dentro das quadras e prepare melhor os "árbitros" que vem sendo responsáveis por grande parte da perda dos espetáculos.

O voleibol no Brasil cresceu, mas o preconceito e a ignorância estão tentando acabar com isso.

Parabéns ao time de Canoas que, com muita garra, se manterá para a próxima temporada, com certeza proporcionando aos seus torcedores muitas alegrias.

sábado, 16 de março de 2013

Quartas-de-final - jogo 2

Jogo 2 das quartas-de-final da Superliga Masculina de Vôlei foi um espetáculo a parte.

Começando por RJX x SBC, sinceramente esperava um jogo mais equilibrado, afinal a equipe de São Bernardo tinha sim condições de endurecer a partida e tentar decidir a vaga no terceiro jogo. Infelizmente não aconteceu e o RJX foi o primeiro semi-finalista da temporada.

Entre Volta Redonda x Sada/Cruzeiro o mais provável aconteceu: O Voltaço fez uma partida maravilhosa, conseguindo a vitória em casa e levando a decisão para o último jogo. Dessa partida destaco o técnico Alessandro Fadu, que com muita ousadia motivou seu time e o levou a vitória.

Com a obrigação de vencer diante da sua torcida e estar novamente na semi-final, contrariando o que muitos críticos pensaram e disseram, o Vivo/Minas não fez feio e derrotou o Medley/Campinas em um jogo equilibrado, apesar dos 3 x 1. Destaque, novamente, para o ponteiro Lucarelli e o oposto Filip que desequilibraram a partida. Mas é claro que não dá para deixar de falar da belíssima atuação do levantador Marcelinho, que atuou como jogador, capitão e torcedor, motivando o time do início ao fim e mostrando que, apesar da idade, ainda é um dos melhores da posição.

Finalmente, Canoas x Sesi/SP, onde o time paulista não tinha outra opção além de vencer e empatar a série. Com muitas discussões por erros da arbitragem e provocações a parte, a vitória veio para SP e o jogo será definido nos detalhes. O time de Canoas, experiente, tem condições de vencer a partida e estar entre os quatro melhores da temporada. Para isso precisará enfrentar um Sesi com sede de vitória, com jogadores extremamente motivados e uma torcida apaixonada apoiando o seu time em casa.

domingo, 10 de março de 2013

Superliga 12/13

Antes tarde do que nunca. Cá estou eu de novo para comentar os jogos da Superliga Masculina de Vôlei, que já está em sua fase final. 

Desde a última sexta-feira, 08, estão sendo disputados os jogos das quartas-de-final entre as 8 melhores equipes do campeonato.

Para agilizar, RJX x SBC iniciaram a rodada, com vitória para os cariocas. Desse jogo, posso apenas falar que a equipe de São Bernardo do Campo, apesar de jovem, tem condições de sobra de vencer as duas próximas partidas e conseguir, depois de muito tempo, sua classificação para as semi-finais do campeonato. Tudo dependerá somente da própria equipe, que precisa entrar focada no jogo e com vontade de ganhar. O jogo será difícil, será disputadíssimo, mas há chances de vitórias para o time do ABC Paulista sim!

Pelo segundo jogo, o atual campeão Sada/Cruzeiro venceu os cariocas do Volta Redonda por 3x0. Acho que não houve nenhuma surpresa nesse jogo, visto que a equipe mineira, que jogou em casa, era a favorita, tinha a obrigação de vencer. Agora, o próximo jogo, no RJ pode não ser tão fácil. A equipe do Voltaço já se mostrou guerreira e brigará até o último ponto pela classificação inédita para a próxima fase.

Em São Paulo, Sesi/SP x Canoas fizeram um jogo bom, vencido pelos gaúchos. Não desmerecendo JAMAIS a equipe de Canoas, mas faltou ânimo para o time de SP para vencer em casa e sair na frente pela briga para a avançar na Superliga. Enfim, Canoas jogou melhor, desestabilizou a recepção do Sesi e conseguiu a vitória por 3x2 e agora tem a chance da classificação em casa.

Agora, meu destaque ficará para o jogo mais disputado da rodada. Após quase 3 horas de partida, o Vivo/Minas venceu o Medley/Campinas por 3x2, em Campinas. 

Sem dúvida, como eu já havia mencionado em posts do campeonato do ano passado, Ricardo Lucarelli vem fazendo a diferença na equipe mineira e vem ganhando seu espaço cada vez mais. Ousado, agressivo, vibrante e decisivo. Esse é o ponteiro do Minas que desequilibrou na partida de ontem e saiu como o maior pontuador do jogo, de novo, com 27 acertos.

Não muito diferente, o oposto Filip Rejlek ficou com o troféu Viva Vôlei, como reconhecimento do partidaço que fez no último sábado. 

E é  claro que não posso deixar de mencionar a garra e o amor com que jogam o levantador Marcelinho e o central Henrique, literalmente os dois são a alma do time. 

A equipe de BH agora terá a chance de conseguir a classificação para a semi em casa, diante de sua torcida.

A equipe do Campinas, no entanto, venderá essa classificação muito caro, afinal também conta com jogadores excelentes (Rivaldo, Renato e Jurquim) que virão para a próxima partida para o tudo ou nada.

Deixarei esse vídeo com os melhores momentos do jogo que, na minha opinião, foi o melhor da série e um dos melhores da temporada.

http://www.youtube.com/watch?v=JL13anSwwFY