Reclamações de arbitragem, superação, jogos disputados....esse é o clima da Superliga 2011/2012.
Os jogos estão praticamente encerrados, falta o jogo entre Vôlei Futuro x Medley/Campinas que será na próxima sexta-feira, 30, para definir a tabela. A equipe de Araçatuba jogará para manter a invencibilidade e a liderança do campeonato.
Sesi/SP
A atual equipe campeã do campeonato vem jogando muito bem. Teve apenas o revés para a equipe de São Bernardo, mas se recuperou na rodada seguinte vencendo o Londrina/Sercomtel por 3x1.
O time se completa, mas eu destacaria as atuações do ponteiro Diogo, do levantador Sandro e do central Tiago Barth. Murilo, Sidão e Serginho voltaram muito bem após servirem a seleção e, ao contrário do que li em alguns sites/blogs, não acho que a temporada os tenha prejudicado tanto, afinal, Murilo vem recuperando seu bom voleibol após a Copa do Mundo.
Vôlei Futuro
Única equipe invicta, o Vôlei Futuro vem apresentando um excelente trabalho desde o campeonato paulista onde, por puro detalhe, perdeu a chance de disputar o final pelo segundo ano consecutivo. Essa derrota, no entanto, não tirou o foco da equipe que, por hora, foi a que apresentou o melhor voleibol em todas as rodadas, merecendo a liderança e a invencibilidade.
Destaque absoluto para o levantador Ricardinho, o Central Michael e o oposto Camejo que, com todo seu estilo cubano, vem ajudando demais a equipe tanto no ataque quanto em bloqueios.
Medley/Campinas
Apesar da excelente equipe que tem, o Campinas ainda não apresentou seu melhor voleibol nessa temporada. A sensação é que o time sentiu a derrota na final do Paulista e ainda não se recuperou.
Pedreira após pedreira, o time de Cacá Bizoch conseguiu sua primeira vitória apenas no jogo contra o Sada/Cruzeiro, válido pela 5ª rodada do campeonato. Fraco, para uma equipe com excelentes jogadores.
RJX
Excelente equipe na teoria, na prática demorou para engrenar. A equipe carioca conseguiu sua primeira vitória apenas na 3ª rodada contra o também carioca Volta Redonda.
Apesar dos 5 sets para definir a partida, o time do técnico Marcos Miranda mostrou maturidade e eficiência para garantir sua primeira vitória no campeonato. Vitória essa que deu força e foco para o time vencer a Cimed/Sky na rodada seguinte e derrubar um dos gigantes da superliga.
Destaque para o central Lucão e para os ponteiros Dante e Lipe que, mesmo não tendo disputado o último jogo, vem fazendo a diferença desde a conquista do Pan pela seleção.
Vivo/Minas
A equipe da capital mineira tá devendo há tempos uma boa sequencia de jogos.
O time começou a temporada perdendo para o São Bernardo, venceu as 3 partidas seguintes (Londrina, Campinas e Montes Claros) e voltou a apresentar um voleibol muito ruim diante da Cimed/Sky.
Apesar da derrota na última rodada, o destaque fica por conta do ponteiro Lucarelli e dos centrais Orestes, Otávio e Henrique.
Sada/Cruzeiro
Vice-campeão na última temporada, o time iniciou a superliga de forma excelente e só perdeu a invencibilidade diante do Medley/Campinas na última rodada. Nada comprometedor, pois a equipe é forte e se superará o quanto antes.
Destaque absoluto para o levantador William e o oposto Wallace.
BMG/Montes Claros
O MOC passou por um final de temporada complicado, quase ficou sem patrocínio, se recuperou e fez ótimas contratações. Nada disso, porém, evitou a derrota para o Vivo/Minas e para o Vôlei Futuro, quando a equipe mineira fez um excelente primeiro set, mas permitiu a vidada dos araçatubenses e a derrota por 3x0.
Apesar da fase ruim, destaque para o oposto argentino Pereyra e para o ponteiro Refatti.
BMG/São Bernardo
Equipe jovem, ainda imatura e com muitos altos e baixos. Bom, não foi isso o que eu vi nas partidas que acompanhei. Com precisão e muita vontade, a equipe foi responsável pela primeira derrota de times grandes como Sesi/SP e Vivo/Minas e tem total chances de classificação para os playoffs.
Sem dúvida alguma, o destaque vai para o oposto Renan e para o técnico, sim, Rubinho que vem já há algum tempo desenvolvendo um importante e ótimo trabalho na equipe do ABC Paulista.
Cimed/Sky
Os catarinenses voltaram a apresentar um bom voleibol, mas novamente há uma nuvem negra que pode atrapalhar um pouquinho o sonho do 5º título nacional. Giba, talvez a principal contratação da equipe, sofre com uma contusão e ficará de fora da fase classificatória. De início, o time vem se virando bem sem ele, além de contar com o jogo um pouco mais regular de Bruninho.
Destaque para o próprio Bruno que, após uma fase ruim pela própria Cimed e pela seleção, vem tentando se recuperar para ajudar a equipe na classificação.
UFJF, Volta Redonda e Londrina seguem não apresentando um bom voleibol.
Infelizmente só consegui acompanhar 1 jogo do Volta Redonda, contra o BMG/São Bernardo e
não foi nada agradável, já que o São Bernardo venceu com certa facilidade em apenas 3 sets.
Em favor dos 3 times, no entanto, deixo aqui o meu protesto contra a arbitragem da Superliga, que vem prejudicando algumas equipes sim, e principalmente as "menores" equipes do campeonato. Além disso, falta de patrocínio, acarretando em falta de investimento em melhores jogadores também prejudica.
Na minha opinião, o que importa é fazer um campeonato organizado, com grandes equipes e dando oportunidades à todas elas e não fazer média entre os grandes!
Bom, por enquanto é isso aí galera, a cada rodada a competição pega fogo, as equipes lutam por uma boa colocação na tabela já visando os playoffs...e só proporcionam excelentes espetáculos para quem acompanha os jogos.
Ano que vem tem mais, e prometo que a partir de janeiro comentarei com mais frequencia as rodadas e os destaques entre as equipes.
Feliz 2012 com muito voleibol e rumo ao Tri em Londres *-*