Foco, garra, amor e muito voleibol.
Assim pode ser descrito a final do Campeonato Paulista de Voleibol de 2012.
Novamente o campeonato foi marcado pelos graves erros de arbitragem que, graças a Deus, não fizeram do espetáculo uma tragédia esportiva.
Para quem acompanhou o campeonato, mesmo sem a transmissão da TV, sabe dos problemas que as equipes enfrentaram pela desorganização da arbitragem. Pontos roubados, marcações indevidas, cartões aplicados de forma injusta, entre outros.
Acredito que o caso mais crítico tenha sido o ocorrido no primeiro jogo da final, 14/10, no Ginásio do Taquaral, Campinas, onde após a clara provocação do ponteiro Diogo (Medley/Campinas) para os jogadores do Sesi/SP, após bloquear o ataque do oposto Lorena. Vendo a provocação para seu companheiro de equipe, Sidão, iniciou uma discussão com o ponteiro da equipe adversária, o que lhe custou um cartão amarelo por indisciplina e um ponto a mais para a equipe campineira. Ao final do terceiro set, mesmo com a vitória parcial (2 x 1 sets) , os integrantes da comissão técnica da Medley/Campinas continuaram a provocação contra os jogadores do Sesi/SP, que não se contiveram e protagonizaram uma cena rara e horrorosa no voleibol. A briga resultou na desqualificação dos jogadores Leozão e Lorena, ambos do Sesi, porém nenhuma pena foi aplicada aos membros da equipe da Medley/Campinas.
A decisão da arbitragem revoltou os jogadores da equipe paulista que, num primeiro momento cogitaram a possibilidade de abandonar a quadra. Murilo, capitão do time paulista, no entanto, sabiamente reuniu seus companheiros e buscaram a justiça em quadra, na bola, e conseguiram empatar a partida em 2 sets. Naquela ocasião, a Medley/Campinas saiu na frente e dependia só de si para conquistar o título paulista da temporada.
O Sesi/SP também dependia só de si para empatar a série e continuar brigando pelo tri. E a batalha começou no sábado (20) no seu ginásio, com a sua torcida e o objetivo da equipe era mostrar justiça na bola!
Acredito que a expectativa era de mais um jogo extremamente equilibrado e que só seria decidido no quinto set. Mas os sesianos não queriam dar chances aos adversários. Visivelmente focados e em busca de justiça pelo ocorrido no jogo anterior, Murilo, Sidão e Lorena entraram em quadra para decidir a partida e conseguiram. O Sesi/SP vence o jogo por 3x0 e leva a decisão do título para a terceira e última partida.
Na segunda,22, o espetáculo começou pela torcida Sesi-Loucos, que lotou o ginásio e apoiou o time do início ao fim. Embalados pelo apoio, Sandro e cia comandaram o espetáculo dentro de quadra e não deram chances ao time de Campinas. Sesi/SP 3 x 0 Medley/Campinas.
Justiça feita, decisão em quadra e fazendo o que se deve. Dessa forma o Sesi/SP sagrou-se tri campeão paulista e mostrou que virá com força total em busca do bi da Superliga.
Parabéns a equipe de Giovane Gávio que mostrou, na bola, sua competência e provou porque é um dos melhores do país!